No último dia 13 de agosto de 2021 o Banco Central do Brasil deu início à 2ª fase de implementação do Open Banking no Brasil. Nesta fase os clientes poderão solicitar o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais sobre serviços bancários tradicionais, como informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados.
O compartilhamento de tais dados somente poderá ocorrer com a autorização do cliente, devendo ser observada a finalidade para qual o compartilhamento foi autorizado, bem como o prazo determinado para tanto. Ainda, fica concedido ao cliente a possibilidade de cancelar a autorização a qualquer momento, em qualquer das instituições envolvidas no compartilhamento dos dados.
O Open Banking possibilita que clientes de produtos e serviços financeiros tenham seus dados compartilhados entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central, trazendo assim uma maior competição no mercado. As instituições participantes terão acesso aos dados dos usuários, se assim autorizados pelos mesmos, e poderão fazer ofertas de produtos e serviços para os clientes de seus concorrentes, o que beneficiará o consumidor, que poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.
De acordo com o Banco Central do Brasil, o principal benefício desta 2ª fase encontra-se no fato dos clientes terem a possibilidade de receber ofertas de produtos e serviços mais adequados ao seu perfil, a custos mais acessíveis e de forma mais ágil e segura. Outrossim, o sistema financeiro passa a ganhar como um todo, tendo em vista maior inovação, competitividade e racionalização de processos.
A 2ª fase de implementação do Open Banking no Brasil tem fim ainda esse mês, sendo que no dia 30 de agosto dar-se-á início a 3ª fase do processo, com a iniciação de transações de Pix por iniciadores de transação de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito.
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